Green Paradise

Thursday, October 19, 2006

Áreas de Projecto 2006/2007

Trata-se de dois blocos de 90 minutos semanais que ocupam os alunos com actividades de uma área escolhida por eles.

Depois de analisadas as opções dos alunos da Escola Secundária de Caldas das Taipas, verificamos que as áreas de projecto abertas este ano são “Oficina de Comunicação”, “Ciências do século XXI”, “Microbiologia” e “Organização de actividades ao ar livre”.
No fim do ano passado a escola disponibilizou uma lista de Áreas de Projecto pelas quais os alunos do 11º ano deveriam escolher, as quais iriam ocupar 180 minutos da sua carga horária semanal, tais como “Oficina de escrita”, “Oficina de comunicação”, “Ciências do século XXI”, “Organização de actividades ao ar livre”, e muitas mais. No início deste ano lectivo soube-se então quais seriam as Áreas de projecto abertas. Somente quatro tiveram alunos suficientes inscritos e devido à escassez de inscritos, muitas áreas não foram abertas, consequentemente muitos alunos tiveram de ser integrados o que provocou algum descontentamento entre certos alunos, que não foram integrados nas suas primeiras opções.
Embora os alunos tivessem de deixar bem especifico o que queriam ter como Área de Projecto este ano, é possível (caso um aluno não esteja satisfeito) trocar com outro que esteja interessado, com o consentimento de ambos os professores das áreas em questão.
A informação sobre as Áreas do projecto abertas nesta escola ainda não é muita. Observando-se muitas vezes alguma confusão por parte dos alunos quando lhes foi perguntado o que sabiam sobre as áreas de projecto, normalmente é esquecida a área de “Microbiologia”, ou “Ciências do Século XXI”, cuja adesão foi menor.
Então, a “Oficina de Comunicação” consiste na realização de diversos projectos relativos à informação escolar (anteriormente realizados pelas turmas de comunicação). Nesta oficina os alunos aprendem também a trabalhar com diversos programas informáticos relativos à elaboração e estética das notícias integrantes do jornal e infoescola.
Relativamente às “Ciências do Século XXI”, os alunos realizam actividades relativas à aplicação da Física e da química na vida real. Por exemplo, na vertente da Química podem aplica-la à cozinha, ou à arte. No fim do ano terão de ter pronto um Porta folio com todo o trabalho do ano lá organizado.
Em “Microbiologia” os alunos aprendem e estudam factos sobre os micróbios nos alimentos.
Finalmente em “Organização de Actividades ao Ar Livre” os inscritos aprendem como se organizam eventos recreativos, aplicando-os naturalmente à escola onde estudam. Esta área foi a que obteve maior adesão por parte dos alunos, sendo cerca de cinquenta nela inscritos, e devidamente divididos por dois grupos.
Ainda é cedo para saber as vantagens e desvantagens que este novo projecto trará à comunidade escolar em geral, mas pode-se afirmar que expectativas não faltam aos seus integrantes. Esperemos para ver!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home